#50 - diário, os problemas do nomadismo y luto
trouxe uma nova série pra dentro da news: a curadoria - um compilado de links, inspirações e recomendações.
oiê, como vocês se encontram do lado daí? espero que bem :)
essa é a edição #50 da news! uau! muito feliz por isso. e trouxe uma nova série pra dentro da news: a curadoria! a ideia é trazer um compilado de links, inspirações e recomendações! perfeita pra você abrir várias abas e se deliciar (ou pirar - por ter muitas abas abertas kkk). anywaaaaay, espero que gostem!

📺 Uma boa reflexão sobre os remakes, cultura da nostalgia e a segurança ou zona de conforto dentro do cinema/cultura no geral… Venho pensado bastante isso e essa matéria “por que tantos remakes e continuações no cinema e na TV?” aborda um pouco desse movimento cíclico.
🎨 Já falei o quanto amo de paixão o Google Arts and Culture por aqui, né? Adoro por ser mega interativo e visual! Aqui nessa matéria eles compartilham o diário de Frida Kahlo, suas ideias, rabiscos e inspirações.
🎵 Pra quem ama ou tá afim de fazer um mergulho nas clássicas músicas brasileiras, super recomendo essa playlist inspirada nas músicas de Ainda Estou Aqui, criada pelo Isaac Varzim.
🧑🏻🎨 Adorei essa lista de 7 artistas pra você conhecer se você gosta de Sofia Coppola.
📺 Piper, nooOoOoO! A terceira temporada de White Lotus começou e já tá trazendo mil reflexões. Mas a que mais me pega (desde a primeira temp. na verdade) é sobre o nomadismo digital… eu já flertei com essa vida, por isso acho que me interesse ler sobre. Esse tiktok aborda um pouco sobre esse tema do nomadismo e suas complicações.
🖥️ Compartilhei nesse reels os meus dois sites favoritos pra buscar boas imagens pra criar colagens digitais!
📸 Me perdi por uns bons minutos navegando pelo acervo do fotógrafo Pierre Verger! uau! Que olhar mais afiado pra luz e sombra e pra documentação, coisa linda de ser ver.
🌀 Me identifiquei tanto com esse post, a referência a Rosa Monteiro (escritora que amo muito!) e com o primeiro parágrafo dele… “Existe espaço para o luto nos tempos atuais?”. A morte sempre me interessou de alguma forma. Acho que pensar ou falar de morte, me leva a sentir mais profundamente a vida. Esse livro citado da Rosa Monteiro, o “a ridícula ideia de nunca mais te ver” aborda essa tema do luto e é muito potente.
📃 Adorei essas 10 dicas do escritor Andrew Motion — sobre como equilibrar técnica e intuição criativa. *Li no post “100 Lições de Escrita dos Maiores Autores de Todos os Tempos”
Descubra seu melhor horário para escrever e adapte sua rotina a ele. Criatividade tem ritmo—encontre o seu e aproveite ao máximo.
Escreva com os sentidos, não apenas com o intelecto. A boa escrita é sensorial e envolvente, não apenas conceitual.
Enxergue o extraordinário no comum. Grandes histórias podem surgir de detalhes simples, desde que você saiba observá-los.
Coloque personagens e elementos em conflito e veja o que acontece. A interação entre forças opostas gera narrativa.
Não descarte ideias por parecerem absurdas. Muitas das melhores histórias nasceram de conceitos improváveis.
Questione a ideia de que “somente os medíocres evoluem”. Crescer e mudar faz parte do aperfeiçoamento artístico.
Dê tempo para sua escrita antes de julgá-la. Um texto amadurece quando revisitado com distanciamento.
Pense grande, mas valorize os detalhes. A ambição de uma história precisa ser sustentada por especificidades bem trabalhadas.
Escreva para o futuro, não apenas para o presente. Busque relevância além das tendências passageiras.
Trabalhe duro. Talento ajuda, mas disciplina e esforço constante fazem a diferença.
Sabe aquela sensação de bloqueio, de falta de inspiração ou até mesmo de preguiça que te impede de criar? Pois é, eu também já passei por isso! Mas, acredite, organizar seu tempo e espaço pode ser a chave para destravar seu potencial criativo e evitar a autossabotagem.
Pensando nisso, eu criei kits de colagem incríveis (da Natgeo e de Pinturas) e um SUPERKIT de colagem digital, especialmente pra facilitar a vida de artistas-designers como você! Com eles, você terá acesso a imagens selecionadas e recortadas em alta qualidade, tudo organizadinho em pastas pra você não perder tempo procurando. é só pegar e usar!
✂️ Y se você quiser se aprofundar ainda mais no mundo da colagem, te convido a conhecer o CORTA Y COLA, meu curso completo de colagem manual e digital. bóra colar junto?
a newsletter segue firme y forte duas vezes ao mês, todo dia 10 e 25 do mês - ou algo próximo disso :) com pitadas de inspirações e reflexões criativas, indicações mil y outras cositás más. se ainda não é inscrita, se inscreva! e compartilhe com amigos e amigas que possam curtir também.
vejo vocês no dia 10! beijos, JUPITER.